Emissão de 2ª via de boleto - Condômino

Emissão de 2ª via de boleto - Condômino



Para o morador visualizar o boleto no COM21 é imprescindível que esse morador, usuário do sistema, seja o sacado do boleto.

Sacado é quem tem, por lei, seus dados impressos no boleto, tais como nome, CPF e endereço.

O sacado do boleto é definido no Condomínio21 e a configuração pode ser realizada através de duas telas do sistema: UnidadesLançamento de Contas a Receber.


Unidades

Através do menu Cadastros > Unidades.

Gerar contas para Proprietário e Locatário: as contas da unidade serão lançadas para o sacado definido na tela de Lançamento de Contas a Receber.

Gerar contas apenas para Locatário: as contas da unidade serão sempre geradas para o locatário, independente do sacado definido na tela de Lançamento de Contas a Receber.

Gerar contas apenas para Proprietário: as contas da unidade serão sempre geradas para o proprietário, independente do sacado definido na tela de Lançamento de Contas a Receber.



Lançamento de Contas a Receber

O sacado é definido através do menu Editar > Lançamento de Contas a Receber, somente se opção “Gerar contas para Proprietário e Locatário” estiver selecionada no cadastro de Unidades.



2ª via do Boleto

Por medidas impostas pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), por conta da Nova Plataforma de Cobrança, TODO boleto emitido precisa ser registrado junto ao banco.

Com a obrigatoriedade do boleto registrado, fica impossível via COM21, a emissão de 2ª via de boleto com alteração da data de vencimentocálculo de possíveis juros.

No entanto, os boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer canal de recebimento em todos os bancos, sem a necessidade de imprimir segunda via.

Desta forma, ao solicitar a 2ª via no COM21, o sistema envia o boleto original para o endereço de e-mail cadastrado.

A medida adotada pela FEBRABAN modernizou o processo de apresentação dos boletos de pagamentos, trazendo mais controle e segurança.

Para salvar na sua máquina o boleto original ou realizar o envio por e-mail, acesse o menu Cobranças/2ª Via.


1 – Original: faz o download do boleto original.

2 – Pedir 2ª via: envia para o e-mail cadastrado uma cópia do boleto original para download.






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