Orientações
O menu Espaços e Serviços possui os seguintes submenus:
Antes de verificar os demais submenus, é necessário passar pelo menu de Configurações para realizar as configurações gerais e definir as regras para reservas dos espaços e serviços.
Configurações
Ao clicar em configurações, o sistema apresentará a relação dos espaços e serviços que foram cadastrados no Condomínio21 financeiro e integrados ao COM21.
Escolha o espaço e clique em Editar.
Na tela de configurações há duas abas: Configurações gerais e Regras de reserva.
Na aba de Configurações Gerais, informe a Capacidade de Ocupação, situação do espaço (ativo ou inativo).
Selecione uma imagem ilustrativa para representar o espaço.
É possível inserir imagem real na galeria de fotos (até 6 fotos com no máximo 10MB cada). Clique em Salvar.
Na aba de Regras de Reserva, defina todas as regras de reserva por condomínio.
Intervalo de horários
Informe o intervalo em horas que deve ser considerado na montagem da agenda de funcionamento do espaço.
Exemplo: Segunda-feira - horário de funcionamento é 8:00 às 22:00.
Intervalo de escala = 00:30.
Definir tempo mínimo de alocação – Definir o horário mínimo para locação: Ex: Horário mínimo de 08:00hs.
Definir tempo máximo de alocação - Definir o horário máximo para locação: Ex: Horário máximo de 23:59hs.
Definir tempo de antecedência mínima para efetivar a reserva - Definir em dias ou horas o tempo mínimo para solicitar uma reserva. Ex: 24 horas, 1 dia.
Caso o espaço não comporte mais de uma reserva no dia, configure a opção Períodos de funcionamento. Quando configurado dessa forma, o condômino ao realizar a reserva visualizará somente o horário definido. Vejo o exemplo:
Observação: Quando habilitado a opção períodos de funcionamento, os recursos definir tempo mínimo e tempo máximo serão desabilitados.
O recurso definir tempo de antecedência mínima continua ativo para configuração.
Definir tempo de antecedência mínima para efetivar a reserva: definir em dias ou horas o tempo mínimo para solicitar uma reserva, exemplo: 24 horas, 1 dia.
Horários de funcionamento
Informe o horário inicial e final de funcionamento por dia da semana e clique em Adicionar.
Orientações gerais
Espaço destinado para inserção de dicas e orientações sobre a reserva do espaço. Exemplos: não utilizar som alto, gentileza realizar entrega do local limpo, deixar lista de presença na portaria e assinar o termo de uso na portaria no dia do evento, entre outros.
Datas indisponíveis
Possibilidade de criar uma regra de bloqueio da agenda. É possível definir por dia ou período em que a agenda não estará liberada para reserva. Exemplo: natal, recesso, obra do salão que vai ocorrer por um período específico, entre outros.
Definir data limite para requisição de reservas: quantidade de dias após a data atual que o usuário poderá reservar. Selecione essa opção para limitar as reservas em datas muito posteriores à data atual. É possível limitar em dias uma data máxima para reserva.
Restrições de utilização
Exemplo: são permitidas 2 reservas num período de 30 dias.
Se agendar uma para o dia 1/8 e outra para 7/8, ao chegar no dia 2/8, considerando que a reserva do dia 1/8 já foi utilizada, há uma nova reserva disponível para uso.
Inadimplência
Aprovação e Cancelamento
Termos de uso de confiabilidade do espaço
Escreva e edite as principais regras e o termo de uso que serão apresentadas ao condômino assim que efetivar a reserva. Para isso, é necessário habilitar opção Ativar termo de uso.
Nova reserva
Após ter feito todas as configurações por condômino e habilitado o serviço como ativo o sistema já disponibiliza o espaço para agendamento de reservas.
Clique em cima da imagem da reserva, escolha o dia e horário e clique em Reservar.
Confirme a unidade, habilite as opções de lista de convidados e termos de uso, caso tenha e clique em Confirmar reserva.
Histórico de reservas
Nesse menu é possível visualizar as reservas que estão pendentes para aprovação, aprovadas e canceladas.
Grupos
É comum ter em um mesmo condomínio o salão de festas e o espaço gourmet, e esses dois espaços pode ocupar o mesmo local. Para trabalhar de acordo com a convenção do condomínio é necessário definir regras para o grupo criado, como por exemplo, não permitir que mais de um espaço desse grupo seja reservado no mesmo dia.
Em Grupos, clique no + para criar um novo grupo.
Informe o nome do grupo (Salão de festas e Espaço Gourmet), selecione os espaços que estarão no grupo e defina a regra para o grupo.
Regras de Simultaneidade
Relatórios
O sistema permite emitir relatório em formato PDF com as reservas que estão agendadas em um determinado período.
Acesse todos os nossos conteúdos através de nosso canal no YouTube: